quarta-feira, 10 de novembro de 2010

XVIIª SEMANA DE ATIVIDADES DE 08 e 10 DE NOVEMBRO






O Professor Anderson utilizou o laboratório de informática para continuar seus trabalhos relacionados à Ética. Foi trabalhado com as turmas “Educação e Ética”, onde foram feitas pesquisas, análises, construções de textos e postagens nos blogs dos alunos.
Para os alunos que não tinham Blog houve construção para posterior publicação das atividades.




Seguem alguns Blogs produzidos pelos alunos:

delmavitoriosa.blogspot.com
andresalautner.blogspot.com
celestemaria.blogspot.com
wandersonvidalouca.blogspot.com
ezequielstudioscom.blogspot.com
emanuelstudioscom.blogspot.com

EDUCAÇÃO E ÉTICA

Ética na educação

Ética na educação tem como objetivo formar um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.
Para um convívio regular entre as sociedades sempre se exigiu um comportamento que, ao longo da história se baseia nas leis estabelecidas nos pólis gregos e mais tarde, na idade média, baseadas em leis estabelecidas com fundamentos no Cristianismo. Isto para proporcionar uma margem de respeito mútuo e a sí próprio, havendo assim a responsabilidade inerente de se repassar esses padrões a gerações futuras, que através de instituições de ensino são dadas as bases para a adaptação na sociedade atual. Dando-se assim a ética na educação e consistindo nesse objetivo de formação de um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.

1. INTRODUÇÃO

Na introdução do tema transversal: Ética, há explícito que nos costumes, manifesta-se um aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores. Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento. Esses princípios e regras específicos, em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. Não há valores em si, mas sim propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos, a partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a e se transformandocontinuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com necessidades, desejos, condições e circunstâncias em que se vive. Pela criação cultural, instala-se a referência não apenas ao que é, mas ao que deve ser. O que se deve fazer se traduz numa série de prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos. Este é o campo da moral e da ética.
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a abordagem da Ética na Educação, bem como a importância e as conseqüências da inserção desse tema na educação.Sendo que ética são os princípios morais e os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade.
Será abordado as formas de ensino sobre ética constante nos Parâmetros Curriculares Nacionais: tendência filosófica, afetivista, moralista e democrática. Outro ponto é a influencia do estudo do tema ético nos alunos. E quais são os objetivos dos educadores.

2. CONCEITO DE ÉTICA

A palavra Ética representa algo que tem inúmeras significações. È um vocábulo que permite ser interpretado de acordo com a culturada região na qual é invocada. Quando as pessoas passaram a viver em comunidades,necessitaram de
A moralidade é tida comoo conjunto de crenças, princípios, regras que norteiam o comportamento humano, a moral é o campo em que dominam os valores relacionados ao bem e ao mal, como aquilo que deve ser buscado ou de que se deve afastar. O conteúdo dessas noções ganha concretude no interior de cada contexto social específico e varia enormemente de sociedade para sociedade, de cultura para cultura, em cada situação concreta, intervêm interesses, estabelecem-se poderes, emergem conflitos. O que é importante assinalar é que a moralidade é componente de todas as culturas e a dimensão moral está presente no comportamento de cada pessoa em relação com as outras, das culturas e dos povos entre si. (PCN, 1999, p.43).
A estrutura da moralidade conduz a uma designação valorativa. Escolhe-se o que se pode e o que se deve fazer. Escolher implica comparar e valorar.Cada um dos componentes da ação moral ganha sentido na articulação com os demais (não adianta querer realizar um gesto bom, se não se pode realizá-lo; não adianta poder, se não se tem consciência do que é bom; não adianta ter consciência e não empenhar a vontade etc.), e na afirmação de seu caráter relacional. Em todas as sociedades humanas há razões para a obediência e razões para a rebeldia. A responsabilidade implica o conhecimento dessas razões e a consideração daqueles a quem se dirige ou com quem se partilha a resposta.

Algums sites pesquisados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_na_educa%C3%A7%C3%A3o
http://jus.uol.com.br/revista/texto/9353/etica-e-educacao-no-seculo-xxi
http://www.webartigos.com/articles/3557/1/Etica-Na-Educacao/pagina1.html

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

XVIª SEMANA DE ATIVIDADES DIA 03 DE NOVEMBRO


Os alunos começaram a construção de um Boletim Informativo a respeito do tema “OUTUBRO ROSA”, mês comemorativo da prevenção do câncer de mama. O grupo já havia começado o trabalho em sala de aula e agora foi a vez de construir o Boletim Informativo.

SALVADOR RECEBE A CAMPANHA DIA ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

A cidade de Salvador foi escolhida para o lançamento Nacional da Campanha Dia Rosa, em 16 de agosto. O evento, organizado pela madrinha da Campanha na cidade, Ines Carvalho, contará com a assinatura de um protocolo de intenções das atividades que serão realizadas dentro da Campanha Dia Rosa com a Prefeitura municipal, no Auditório da Fundação José Silveira. O protocolo inclui também o acordo para a Iluminação do Elevador Lacerda, símbolo da cidade, durante todo o mês de outubro.

Personalidades femininas de todo o país, como a empresária Ines Carvalho, de Salvador, a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Eliana, a atriz Mylla Christie e a jogadora de vôlei Virna participam, a partir deste mês, da Campanha Nacional Dia Rosa, contra o câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

No Brasil, a Campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para seu exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.


Segue algumas construções: